segunda-feira, 20 de julho de 2015

Adaptando um novo animal - Introdução


Se você é um gateiro profissional ou um amador com dificuldades, não tem problema, estou aqui para ajudá-los da maneira que for possível. Adaptar um gato ao outro não é fácil, mas com persistência, é bem possível. Mas primeiro, precisamos entender o seguinte:

- Cada gato tem o seu tempo e o seu temperamento diferente, mas na maioria dos gatos, a adaptação aos outros animais demora em torno de 2 meses.
- Os gatos são altamente territorialistas, buscando sempre um cantinho para chamar de seu. Eles PRECISAM de um cantinho para chamar de seu.
- No início da adaptação, é possível que ocorram chiados, brigas, e é preciso ficar atento à qualquer sinal desse tipo de coisa, para evitar que os gatinhos se machuquem. 
- E claro, lembre-se sempre, os gatinhos são ANIMAIS IRRACIONAIS, que não entendem a princípio o motivo de ter um gato estranho no ambiente! Para ele, todo intruso deve passar por provas de confiança, e antes de passar por elas, precisa conquistar o seu lugar.

Não é bom que um gatinho viva só. Isso porque, a companhia felina ou canina é sempre agradável para um gato, nas horas em que seus humanos estão fora. Quando eu dei início à minha vida de gateira, tive apenas um gato durante mais ou menos dez anos. Então, surgiu a Bianca na minha vida. Pois bem: Lá estava eu com uma bolinha de pelos branca de um lado e um gato extremamente arisco do outro. Fiquei naquele vai e vem, tentando agradar os dois e parecia que as coisas só pioravam. O Tom se escondeu embaixo da cama e eu tinha que entrar ali para alimentá-lo, ele só saía para ir ao banheiro. Óbvio que estava assustado. E a Bianca também, morria de medo.
A mesma coisa aconteceu após a morte do Tom, anos depois e isso é história para outro post. O Harry veio para casa, e a Bianca simplesmente desmoronou em depressão. Eu ficava pensando o tempo todo no que fazer, e sempre que eu tentava algo, parecia não dar certo. E depois, o Kiwi. O Kiwi e o Harry eram da mesma ONG, então já de conheciam, se davam bem. Mas a coitadinha da Bianca... Ai, ai. Eu precisava intervir! E no próximo post, eu colocarei uma listinha de coisas que eu fiz para transformar o CAOS que estava a minha casa, em um ambiente pacífico e tranquilo para mim e meus gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=