domingo, 2 de agosto de 2015

Quero adotar um gato. E agora, filhote ou adulto? - Principais dúvidas

Hoje sanarei algumas das dúvidas mais frequentes em relação a adoção de gatos. Se você está pesquisando sobre isso e quer escolher corretamente um amigo para o resto da vida, continue lendo o post, pois isso o ajudará a tomar a decisão mais facilmente.

1) Por que adotar?
A indústria de venda de animais é realmente grande. Os gatos persas, siameses, maine coons e angorás são os mais procurados, e vamos combinar que eles são lindos! As características das raças envolvem a sociabilidade do animal, o tipo de pelagem e o tamanho. Entretanto, o preço é extremamente salgado. Um filhote dessas raças pode variar de 900 a 3.000 reais, dependendo de sua raridade. E apesar de existirem criadores sérios, responsáveis e amorosos, existem também os exploradores que fazem as gatas terem uma cria atrás da outra por pura ganância. 





Já os gatis, ONGS e abrigos para gatos estão lotados de bichanos loucos para oferecer amor incondicional aos humanos. Sim, eles desejam um humano para chamar de seu! Existem gatis que cobram taxa de adoção (que é um valor simbólico, apenas para ajudar a pagar a vacinação, castração e exames realizados no animal que será adotado). Alguns abrigos, nem taxa de adoção cobram. É só você responder um questionário e assinar um termo de responsabilidade para ter um peludo só para você. Sem contar que os peludos dos abrigos são pra lá de lindos também! Dá uma olhada nos bichinhos da Gatópoles. Eu não tenho certeza se todos ainda estão para a adoção, mas tenho certeza que existem muito mais bichinhos disponíveis tanto lá quanto em outros abrigos, esperando por uma chance de ser feliz e de fazer um humano feliz.
Queria ressaltar, também, que meus três gatos são adotados. Eles são lindos, carinhosos, e me fizeram um ser humano melhor. Acredite, o amor desses bichos por mim e o meu amor por eles é fora do comum e faz um bem danado.

2) Adulto ou filhote?
As vantagens de se adotar um adulto são inúmeras. Você já sabe o comportamento dele, e pode escolher um que seja adequado para o que você deseja em seu animal. É como se você escolhesse sua alma gêmea. Eles são fofos, já estão adaptados a usar a areia e a maioria dos animais encalhadinhos em abrigos são adultos. Isso é muito triste, porque mesmo os filhotes irão virar adultos um dia. Eu adotei minha gata já adulta. O Harry, já adotei idoso, e ele é o gato mais carinhoso da casa. Sabe, tem uma música do Nando Reis que define o que é adotar um gato mais velho.

"Pra você guardei o amor
Que sempre quis mostrar
O amor que vive em mim vem visitar
Sorrir, vem colorir solar
Vem esquentar
E permitir

Quem acolher o que ele tem e traz
Quem entender o que ele diz
No giz do gesto o jeito pronto
Do piscar dos cílios
Que o convite do silêncio
Exibe em cada olhar

Guardei
Sem ter porquê
Nem por razão
Ou coisa outra qualquer
Além de não saber como fazer
Pra ter um jeito meu de me mostrar..."

Bom, e os filhotes? A vantagem de se adotar um filhote é que além de ter uma bolinha de pelos saltitante pela casa, você poderá ajudar a moldar o caráter dele de acordo com o que ensinar. Gatos filhotes aprendem as coisas mais fácil, como por exemplo, não arranhar o sofá. Mas, ah, isso não significa que eles não vão fazer enquanto você não estiver por perto. Vê-los crescer também é a coisa mais linda do mundo. Tive dois gatos filhotes adotados, o Kiwi, que tem um ano hoje e o Tom, que faleceu. O Tom viveu comigo por 16 anos e morreu por conta de uma doença renal, e eu contei a história dele em outro post. 
Então, a decisão entre filhotes ou adultos é totalmente sua! Você tem o poder de escolha, mas lembre-se: Ao adotar um adulto, você irá dar uma chance a um gatinho que esteve esperando por isso a vida inteira!

3) Os gatos fazem muita bagunça?
Fazem. Porém, não mais que os cachorros. Gatos são animais perfeitos para quem mora em apartamentos telados, casas pequenas e sem acesso a rua. Isso porque são limpíssimos, elegantes, cuidadosos e apesar de fazerem uma baguncinha ali e aqui, proporcionam uma alegria enorme!

4) Já tenho um cachorro. Posso adotar um gato?
Claro que pode! O processo de adaptação é lento entre os dois, mas após esse processo, ambos terão um amiguinho peludo para a vida toda.

5) Já tenho outros gatos. Posso adotar mais um?
Sim. A dica que eu dou quanto a isso é manter um número razoável de animais. Os gatos precisam ter um ambiente para chamar de "só deles", por exemplo, se uma casa tem 7 cômodos, o ideal seria ter no máximo 14 animais, para que eles possam ter momentos sozinhos, dos quais os gatos adoram.


Mais dúvidas? Comente o post que na medida do possível irei responder :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se ficou com dúvida ou tem alguma sugestão, pergunte. =^.^=